sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Pesquisa da Unifesp, demonstra que Omega3 é capaz de regenerar neurônios."


Após a comprovação de que o Ômega3 é capaz de minimizar a morte neuronal em ratos durante crises epilépticas, pesquisadores verificaram outro benefício da ingestão desse tipo de ácido graxo: a formação de novas células no tecido cerebral.
A pesquisa aponta para a possibilidade de, no futuro, se criar drogas que possibilitem a regeneração cerebral de pessoas com epilepsia e alguns tipos de demências.
Para a realização da pesquisa, 20 ratos adultos foram separados em quatro grupos distintos, com livre acesso a água e comida. Ao primeiro grupo, chamado de controle sadio, foi administrado placebo. Ao segundo que também era composto por animais sadios, foi incluido em sua dieta, Ômega3. Nos grupos 3 e 4, formados por ratos com crises de epilepsia, foi administrado placebo a um, e a outro, Ômega3.
A quantidade de ácido graxo administrado aos ratos, foi compatível com a ingestão de peixes recomendada a seres humanos que é de 3 vezes por semana.
Após 60 dias ininterrupto de tratamento, a análise do tecido cerebral dos ratos, mostrou que o Ômega3 foi capaz não apenas de minimizar a morte de células cerebrais dos animais com epilepsia, como também capaz de regenera-lo, com a formação de novos neurônios. "Com a descoberta, é possível dizer que o cérebro é capaz de se regenerar, o que é extremamente importante, já que as crises prolongadas de epilepsia podem lesionar os neurônios", explica o neurocientista Fulvio Alexandre Scorza, chefe da disciplina e coordenador da pesquisa.
De acordo com ele, apesar de ter sido estatisticamente não-significante, o mesmo foi verificado nos animais sadios que ingeriram o ácido graxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário