domingo, 14 de fevereiro de 2010

"Estudo mostra associação entre depressão na gravidez e problemas de comportamento do filho."


Crianças e adolescentes cujas mães sofreram de depressão durante a gestação são mais propensas a apresentar comportamento antissocial, segundo estudo britânico publicado na revista Child Development.
De acordo com o estudo, mulheres agressivas e perturbadoras na juventude tem mais chance de terem depressão na gravidez; assim o histórico da mãe pode indicar o comportamento do seu filho.
O estudo avaliou 120 adolescentes britânicos e seus pais (que foram entrevistados, durante a gestação, após o parto e quando os filhos estavam com 4, 11, e 16 anos), os pesquisadores observaram que as mães que apresentavam depressão durante a gravidez eram quatro vezes mais propensas do que outras a ter filhos- homens ou mulheres- com um comportamento mais violento aos 16 anos de idade. e os resultados ocorriam independentemente do ambiente familiar, da exposição tardia da criança à depressão materna, dos hábitos da mãe de fumar ou beber na gestação e do comportamento antissocial dos pais.
"Tem-se dado muita atenção aos efeitos da depressão pós-natal sobre crianças jovens", destacou o pesquisador Dale Hay na publicação. "Mas a depressão durante a gestação pode também afetar o feto", complementou o pesquisador, destacando a importância de um acompanhamento médico das gestantes com depressão para minimizar os efeitos de longo prazo em seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário