quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O "cheiro " do medo.


Em um estudo, foi exibida a um grupo de mulheres uma foto ambígua, em que não fica claro se o fotografado está alegre ou com medo. Em condições normais, as respostas das voluntárias se dividiram em metade para cada categoria. Mas quando elas foram previamente exposta, sem saber, ao suor masculino que havia sido coletado enquanto homens assistiam a um filme de terror, a maioria achou que a pessoa do retrato temia alguma coisa.
Publicado na revista Psychological Science, o experimento demonstra que o medo pode ser percebido, de forma inconsciente, por meio do suor, favorecendo respostas comportamentais de natureza semelhante quando os estímulos sensoriais se apresentam de forma ambígua. Fenômeno similar é observado entre outros mamíferos, mas havia dúvidas sobre a ocorrência entre seres humanos.
Os autores especulam que o mecanismo poderia estar associado, certamente não de forma isolada, a casos de histeria coletiva em que um grande número de pessoas entra em pânico e começa a manifestar uma série de sintomas sem causa aparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário