terça-feira, 3 de novembro de 2009

Alcool na adolescência afeta as decisões na vida adulta".


O abuso de bebidas alcoólicas na adolescência pode ter efeitos danosos no processo de tomada de decisão na vida adulta.
A afirmação é de um estudo feito por pesquisadores na Universidade de Washington, nos EUA, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
O objetivo do estudo foi verificar se o consumo de álcool em níveis elevados na adolescência poderia afetar futuramente as áreas no cérebro envolvidas no processo de decisão.
"Sabemos que a exposição precoce de álcool e outras substâncias é um indicador de posterior abuso químico em humanos. É um conceito novo pensar que a exposição na adolescência pode ter efeitos cognitivos de longo prazo, mas não podemos testar isso em pessoas", disse Nicholas Nasrallah, um dos autores do estudo.
"Mas o nosso modelo que envolveu o uso de ratos, corrobora a relação causal entre o uso precoce do álcool e o posterior aumento na tomadas de decisões arriscadas", afirmou.
"O modelo animal que utilizamos permite estabelecer essa relação. Estudos apontam que regiões do cérebro, incluindo aquelas envolvidas na tomada de decisões demoram para se desenvolver e o processo se alastra pela adolescência. Nosso estudo indica que as estruturas envolvidas nesse desenvolvimento tardio são afetadas pelo uso do álcool", disse Ilane Bernstein, professora de Psicologia da Universidade de Washington, outra autora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário