quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Chorinho irressistível."


Às 4 horas da manhã o bebê chora. Basta começar a reclamar que um alarme interior soa nos pais. Pesquisadores da Universidade de Basiléia, Suiça, descobriram que um refinado mecanismo neurobiológico faz dos pais vítimas voluntárias desta coação. À partir do dia em que um descendente vem à luz, o cérebro dos pais tornam-se especialmente sensíveis à choros e gemidos.
O coordenador do estudo, Erich Seifritz, tocou para os casais de pais e indivíduos sem filhos, as mesmas fitas contendo risadas e choros de bebes e observou, por meio de ressonância magnética, quais áreas cerebrais eram ativadas.
No cérebro dos pais, os sons provocavam aumento imediato de atividade na amígdala. Esta região é responsável pelo surgimento e processamento dos sentimentos. Com suas lágrimas, a prole sinaliza algo errado. Os sentimentos de medo e preocupação do papai e da mamãe garantem à criança o cuidado de que necessita.
Pessoas sem filhos, porém, não se comoveram com os lamentos. Suas amígdalas só reagiram às risadas alegres. Isso demonstra que o receio paterno não é algo inato: o cérebro orienta-se por eventos biológicos e assume certas reações apenas quando realmente necessárias.
Mas as mulheres parecem ter uma característica independente do evento da maternidade: todas as participantes tinham uma percepção muito mais sensível dos ruídos infantis.
Isso porque tanto as risadas quanto os choros desativavam o córtex pré-frontal (CPF) do cérebro feminino. Trata-se de uma área com função de filtro, que entre os sinais emitidos ininterruptamente pelo ambiente, bloqueia aquelas aparentemente irrelevantes.
se a atividade do CPF diminui isso corresponde a uma "abertura do filtro". Por isso as mulheres reagem mais rapidamente às vozes dos bebes, estejam eles rindo ou chorando.
Homens porém permanecem completamente imperturbáveis. Sons positivos ou negativos foram incapazes de mudar a atividade em seu Córtex pré-frontal. E isso não ocorreu somente com solteirões convictos, mas também com pais amorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário