sábado, 28 de novembro de 2009

"Com seis meses, bebês já distinguem fisionomias"


Para bebes, aprenderem algo novo, por exemplo, uma língua, é literalmente uma brincadeira de criança.
No entanto, como bem sabem os alunos que sofrem com o exercício de gramática e vocabulário, essa capacidade invejável se "enferruja" com o tempo: recém-nascidos conseguem perceber a diferença até mesmo entre os sons de uma língua nunca ouvida; em compensação, a criança com 1 ano de idade conseguem decifrar apenas os sons já conhecidos de sua língua materna.
Os bebes também se revelam muito espertos no reconhecimento de fisionomias, como demonstrou um grupo de psicólogos liderados por Oliver Pascalis, da Universidade de Sheffield. Os pesquisadores estavam interessados em testar em que medida os bebes conseguiram diferenciar traços da fisionomia de animais de outras espécies. Psicólogos testaram a capacidade de 16 meninos de 6 meses. Por 3 meses os pesquisadores lhes apresentaram 3 vezes por semana, durante 10 minutos, várias fotos de macacos-de-Gibraltar.
Após o treinamento, vieram os testes: entre retratos de macacos desconhecidos, surgiram outros de macacos já visto pela criança. Os pesquisadores registraram o momento dos olhos dos bebes: os bebes observam mais demoradamente uma imagem nova. Resultado: as crianças testadas conseguiram diferenciar os animais com bastante acuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário