sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Síndrome de Asperger".


Essa síndrome foi descrita por Hans Asperger em 1944 e,compartilha alguns sintomas com o Autismo. As principais características são: dificuldade de interação social, interesse restrito a temas pouco comuns, além de dificuldade nos comportamentos não verbais (compreensão e expressão de aspectos emocionais, por exemplo.)
Entretanto,portadores do transtorno frequentemente apresentam boa gramática e bom vocabulário,algo que não se observa nos indivíduos com Autismo.
Portadores de Asperger podem apresentar inteligência acima da média.
Os principais achados nas pesquisas neuropsicológicas indicam, dificuldade com a teoria da mente(meta-representação), dificuldade no reconhecimento de expressões faciais, além de fraca coerência central,todos estes achados estão possivelmente relacionados ao sintoma principal do transtorno, em especial aqueles associados a dificuldade de interação social.
O perfil cognitivo nas principais baterias de inteligência comumente indica discrepância entre habilidades verbais e não-verbais,com maior comprometimento das últimas. Algumas outras alterações cognitivas são observadas, como a função executiva e as alterações de prosódia no discurso oral.

Um comentário: