quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Porque alguns alimentos dão tanto prazer, e até melhoram nosso humor?


Alimentos com altos teores de carboidratos e gorduras, tem grande poder de estimular nossos centros cerebrais relacionados ao prazer e à sensação de nos sentirmos recompensados, promovendo a liberação de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e a endorfina.
Sabemos que a ativação desses centros de recompensa cerebral está fortemente associada à sensação de bem estar e, recentemente, uma pesquisa chegou a demonstrar através de ressonância magnética, que o simples contato na boca de uma solução de carboidratos, sem sua ingesta, é capaz de ativar esse sistema de recompensa.
Além disso alguns alimentos como o café e o chocolate contém substâncias chamadas de animas biogênicas (ex. cafeína, teobromina), que também tem alto poder de estimular o sistema de recompensa cerebral. O chocolate por exemplo, contém também a anandamida, substância que se liga aos mesmos receptores em que a maconha exerce seus efeitos no cérebro. O chocolate ainda faz com que a anandamida produzida pelo nosso corpo tenha efeito mais duradouro. Recentemente foi demonstrado que o consumo de chocolate ainda é capaz de reduzir os níveis de hormônios do stresse, tanto o cortisol quanto a adrenalina, e isso ajuda a promover a sensação de bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário