terça-feira, 28 de setembro de 2010

"O cérebro aprende melhor com o acerto do que com o erro."


O neurocientista Earl Miller,chefe de pesquisa do Picower Institute for Learning and Memorydo MIT,revela em seu estudo que é mais fácil para o cérebro aprender com os acertos. Sua pesquisa foi publicada na revista Neuron e na revista científica The Scientist.
Uma das descobertas da neurociência é a de que o cérebro possui a capacidade de mudar a si mesmo(neuroplasticidade). Até agora, não se sabia o que deflagrava no cérebro este fenômeno. Miller afirma que é o sucesso. Surpreendentemente,o fracasso não tem impacto na plasticidade cerebral. "Estas conclusões podem cruciais para entendermos e aprimorarmos o modo como ensinamos e motivamos as pessoas", diz o cientista.
A pesquisa de Miller baseou-se no estudo do cérebro de macacos. Sua equipe deu aos animais uma tarefa simples: eles deveriam escolher uma entre duas imagens. Quando escolhiam a imagem A deveriam olhar para a esquerda.Caso a escolha fosse B,deveriam olhar para a direita. Os macacos que olhavam para a direção correta eram recompensados com suco de frutas. As funções cerebrais dos macacos foram acompanhadas ao longo do estudo. "Neurônios no córtex pré-frontal, região onde o cérebro registra o sucesso ou o fracasso, ficavam estimulados depois da tentativa bem sucedida ", diz o cientista. A estimulação durava vários segundos,tornando o cérebro mais eficiente na execução da tarefa na segunda vez. O fracasso, por sua vez,não provocava alterações na atividade cerebral. Ou seja, o cérebro dos macacos não acumulou informações sobre o que dava errado.Ao acertar, porém, o macaco se tornava cada vez mais hábil para continuar acertando.
Miller diz que "sua pesquisa envolveu apenas a recompensa e não a punição", o cérebro aprende com o erro também, mas de uma forma mais dura. Ratos aprendem com choques no laboratório. Seres humanos aprendem repetindo de ano, perdendo na bolsa, sendo demitidos,mas o aprendizado pelo sucesso é mais fácil e,segundo a equipe do MIT,mais efetivo. O cérebro gosta de aprender mais com os acertos do que com os erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário