segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Pesquisadores localizam,no cérebro, onde os sonhos são formados".


Uma equipe do Hospital Universitário de Zurique,na Suica, fez a descoberta, após tratarem de uma mulher que havia parado de sonhar depois de ter tido um derrame.
O derrame havia afetado uma área no fundo da parte de trás do cérebro- os cientistas acreditam que essa é a área onde os sonhos são criados.
Os cientistas publicaram deu estudo na revista Annals of Neurology.
A paciente de 73 anos, perdeu uma série de funções do cérebro,a maior parte relacionada à visão, e também parou de sonhar.Antes do derrame, ela diz sonhar de 3 a 4 vezes por semana.
A perda da habilidade para sonhar, juntamente com problemas de visão é chamada de Síndrome de Charcot-Wilbrand, os primeiros cientistas a relatarem essa condição em 1880. A síndrome é considerada bem rara.
Outros estudos,mostraram que parte dessa região do cérebro está envolvida no processamento visual de rostos e paisagens,assim como no processamento de emoções e memórias visuais, o que parece bem lógico para uma região que estaria relacionada à origem ou ao controle dos sonhos.
Cerca de 1 ano depois do derrame, a paciente passou a ter um ou outro sonho,mas nunca mais do que 1 por semana. Ela relata que os sonhos agora, eram menos vívidos e menos intenso do que os que tinha antes do derrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário