terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Pesquisadores associam o uso de redes sociais a um pior desempenho escolar."



Um estudo realizado por Paul Kirschiner, da Open University, na Holanda e publicado na revista científica Computers in Human Behaviour, vinculou o uso das redes sociais como o Facebook a um desempenho acadêmico inferior.
O resultado seria consequência da forma como sites de redes sociais são usados: o usuário fica permanentemente conectado ou faz várias visitas diárias ao site enquanto realiza, simultâneamente, outras atividades.
Kirschner questiona teorias atuais de que o cérebro do jovem moderno moldado pela era digital, estaria adaptado a processar simultâneamente canais múltiplos de informação.
Ele sugere que, em comparação com estudantes que realizam uma tarefa de cada vez, os adeptos da multitarefa precisam de mais tempo para o aprendizado e cometem mais erros no processamento da informação.
O pesquisador entrevistou 219 estudantes de uma universidade pública holandesa, e explica que o estudo é preliminar e precisa ser aprofundado.
A análise dos dados revelou que usuários do Facebook apresentavam em uma escala de 1 a 4, uma nota de 3,06 em média. Os que não usavam a rede social tiveram desempenho 20% melhor, alcançando em média 3,82 pontos.
O estudo também concluiu que usuários do Facebook estudaram menos horas: entre 1 e 5 horas por semana, em comparação com não usuários que disseram estudar entre 11 e 15 horas por semana.

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