quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Fumar na gravidez aumenta o risco de psicose nas crianças"


O consumo de tabaco entre as futuras mães pode aumentar o risco de perturbações psicóticas nos bebes, revela um estudo publicado no "British Journal of Psychiatry".
No novo estudo da Cardiff University, no País de Gales, foram avaliados 6356 crianças, das quais mais de 11% pareciam ter sintomas definitivos ou suspeitos de psicose.
Os investigadores verificaram que as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez eram mais propensas a ter sintomas psicóticos e o risco aumentava com o número de cigarros fumados pela mãe.
A responsável pelo estudo Stanley Zammit sugere que a exposição ao tabaco no útero materno possa afetar de forma indireta o desenvolvimento e a função do cérebro da criança e ter um impacto sobre a impulsividade, a atenção e a aprendizagem.
Segundo Stanley, se os resultados não tiveram um enviesamento e refletirem uma relação casual, pode-se calcular que 20% dos adolescentes não desenvolveriam sintomas psicóticos se suas mães não tivessem fumado.
Conclusão: O tabagismo da mãe pode ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de experiências psicóticas na população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário