terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Está com problema? Vai dormir que passa..."


Segundo investigadores da Universidade de Luebeck, Alemanha, as experiências que antes eram apenas uma percepção humana, agora tem uma comprovação científica.
Os cientista desta universidade, comandados por Jan Bourn, demonstraram que uma noite de sono pode melhorar a capacidade de raciocínio para a resolução dos problemas.
"Se alguém tem recordações recentes no cérebro, o sono atua sobre elas, reestrutura-as, para que depois de dormir se aguce o raciocínio sobre o fato de um problema que antes não pode ser resolvido", disse Jan Bourn neurocientista da universidade.
Em entrevista à Reuters, Bourn explicou que o importante é que já se tenha uma representação cerebral do problema que se quer resolver, e depois dormir, para que (o cérebro), atue sobre o referido problema. No entanto, o cientista admitiu que tanto ele quanto seus colegas não sabem ainda como ocorre a reestruturação das recordações no cérebro, e nem o que comanda esta mecanismo. Para Pierre Maquet e Perrine Ruby, da Universidade de Liége, Bélgica, a descoberta sustenta a afirmação popular de que dormir pode estimular o pensamento criativo.
Os resultados reforçam a noção de que se deve respeitar os horários de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário