quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Estimulação magnética trata depressão pós-parto"


O grupo de pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, desenvolveu um novo tratamento para depressão pós-parto que não afeta o leite materno e tem bons resultados num curto período de tempo.
O estudo foi realizado por quatro semanas, onde as mulheres foram submetidas a Estimulação Magnética Transcrâniana (EMT). Nessa técnica um campo magnético promove a ativação de neurônios, ou sistemas neuronais, desativados, em função de diferentes patologias.
Martin Luiz Myczkowski, pesquisador do IPq e psicólogo desenvolveu um estudo de Mestrado baseado no estudo desenvolvido pelo Instituto. Ele conta que dez pacientes foram estudadas. "Apesar de nossa amostra ser pequena, comparando pacientes que fizeram o tratamento com as que não fizeram, percebemos uma melhora muito grande. Uma depressão que era grave se tornou leve, ou praticamente sumiu".
A pesquisa de Myczkowski abordou os efeitos na cognição e memórias das mulheres submetidas ao tratamento.
Os resultados apresentaram uma melhora nos relacionamento, com a família e com o marido, e memória imediata. Elas melhoraram ainda na flexibilidade mental e cognitiva e atenção seletiva. O psicólogo explica que "todas essas melhoras de atividade específicas trazem um benefício espetacular, porque além de não estar deprimida, a mãe tem mais confiança para cuidar do filho. Essas habilidades são essenciais, assim o início da vida dessas crianças vão estar mais protegido".
Esses resultados são preliminares e o estudo do tratamento de depressão pós-parto com EMT continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário