domingo, 21 de novembro de 2010

"O consumo de energéticos aumenta o risco de alcoolismo."


Um estudo realizado na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, verificou uma importante associação entre o consumo de bebidas energéticas e o risco de desenvolver o alcoolismo.
Foram avaliados dados de mais de 1 mil estudantes universitários, dos quais 10,1% disseram ingerir energéticos pelo menos uma vez por semana.
Segundo a pesquisa, aqueles com elevado consumo de energéticos (52 vezes ou mais por ano), apresentaram risco significativamente maior de desenvolver dependência de bebidas alcoólicas e se embebedaram mais e mais cedo(com relação a idade) do que os demais.
O estudo demonstra que os energéticos contém bastante cafeína e podem levar ao desenvolvimento de outros problemas além da perda de sono.
Uma importante preocupação é que a mistura de energéticos com bebidas alcoólicas pode levar a um estado de "embriaguez desperta", na qual a cafeína mascara a sensação de embriaguez sem reduzir os prejuízos causados pelo estado.
"A cafeína não se opõe ou cancela os prejuízos associados com a embriaguez, ela apenas disfarça os marcadores mais óbvios deste estado. O fato de que não há regulação a respeito da quantidade de cafeína nas bebidas energéticas é desconcertante", disse Amélia Arria, uma das autoras da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário