quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"Altas doses de bebida alcoolica alteram de forma permanente a producão do hormônios que respondem ao stress."


O consumo em excesso de bebidas alcoólicas na adolescência pode provocar doenças como ansiedade e depressão no futuro. De acordo com a pesquisa realizada na Universidade Loyola,em Chicago, altas doses de álcool alteram permanentemente a produção de hormônios que respondem ao stress.
Esses resultados, revelam que esta alteração pode levar a transtornos de comportamento e de humor na idade adulta. "A exposição dos jovens ao álcool poderia alterar permanentemente as ligações no cérebro que precisam ser feitas para garantir uma função cerebral saudável no futuro", diz Toni Pak, autor da pesquisa.
O estudo examinou em ratos os efeitos a longo prazo na produção do hormônio equivalente ao cortisol, que responde a situações físicas e psicológicas do stress. A exposição cronica ao hormônio está relacionada à depressão e a problemas cardiovasculares.
A pesquisa mostrou que as cobaias que receberam alcool durante a adolescencia tiveram um aumento significativamente maior no hormônio que responde ao stress do que aqueles que receberam a mesma quantidade enquanto eram adultos.Além disso, os ratos que ficaram sóbrios durante a adolescencia tiveram uma base menor de hormônio. Os autores acreditam que os resultados sugerem que a exposição ao álcool durante a puberdade altera permanentemente o sistema pelo qual o cérebro produz hormônios de resposta ao stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário