sábado, 20 de novembro de 2010

"Jovens que não gostam de frequentar a escola, acabam bebendo mais."


De acordo com uma pesquisa publicada no periódico Substance Abuse, Treatmente, Prevention and Policy, os adolescentes que não gostam de ir à escola são duas vezes mais suscetíveis ao consumo de bebidas alcoolólicas antes dos 18 anos. Adotar este hábito precocemente é ainda mais grave porque acaba antecipando também o início da vida sexual, na maioria das vezes sem informação adequada.
O estudo foi realizado com 3641 alunos de 15 escolas britânicas entre 11 e 14 anos. Ele apontou que há relação direta entre o estado emocional permanente do adolescente e o consumo de bebida, e entre álcool e ato sexual. "Os jovens que bebem e são sexualmente ativos também, são aqueles com mais casos de insatisfação com a escola e com a vida familiar", destaca Mark Bellis, responsável pela pesquisa.
Para o especialista, o estudo é alarmante e evidencia a necessidade de uma integração dos programas de saúde pública. Esses jovens, segundo Bellis, são ainda grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e alcoolismo. "As crianças que mais precisam de ajuda são exatamente as mais difíceis de se lidar por meio da educação tradicional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário