segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Luz fraca, pode provocar sintomas depressivos."


Uma pesquisa realizada por cientistas da faculdade de Ohio State University, nos Estados Unidos, e divulgada na última quarta-feira em San Diego,na reunião da Sociedade deNeurociência, constatou que dormir com a T.V. ligada pode causar mudanças fisiológicas no cérebro associadas à depressão.
O estudo foi realizado com roedoras siberianas sem ovário, a fim de não existir interferência hormonal. Metade delas foi colocada num habitat onde foram expostas a um ciclo de 16 horas de luz e 8 horas de escuridão total, e a outra metade a 16 horas de luz diurna e 8 horas de iluminação tênue.
Após 8 semanas nessas condições, as roedoras que dormiam com a luz à noite mostravam mais sinais de depressão que as demais.
"Uma luz branda pela noite é suficiente para provocar um comportamento depressivo nos hamsters,o que pode ser explicado pelas mudanças que observamos no cérebro dos animais após 8 semanas",apontou a estudante de doutorado Tracy Bedrosian, co-autora do trabalho.
O estudo demonstra que estas alterações devido a luz "fraca" durante o período noturno,devem-se ao fato de haver modificações na estrutura do hipocampo.Os seres humanos que também se expõe a certa quantidade de luz considerável durante a noite,como a T.V. ou uma luz fluorescente também poderá vivenciar estas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário