quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Imagens violentas e dessensibilizacão do adolescente."


Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, nos Estados Unidos, sob o comando de Jordan Grafman, adolescentes submetidos repetidamente a jogos e filmes violentos, tornam-se menos sensíveis as experiências de violência na vida real.
O estudo foi realizado através da análise do comportamento de 22 adolescentes do sexo masculino,com idade entre 14 e 17 anos.Cada um deles assistiram trechos curtos de filmes, que retratavam cenas violentas. Os clips foram exibidos em ordem aleatória para os jovens, e estes estavam ligados a um aparelho de ressonância magnética e sensores de condutividade na pele,que media a resposta emocional pela variação elétrica devido ao suor provocado pela resposta emocional.
Os cientistas perceberam que, quanto mais tempo os garotos olhavam para as imagens mais violentas,menos reagiam em termos de atividade do córtex lateral orbitofrontal e da condutividade da pele. E quando expostos a imagens com menor grau de violência,os jovens não mais exibiam nenhum sinal emocional.
Os resultados apontaram que a dessensibilizacão foi mais evidente entre adolescentes que relataram ser constantemente expostos a imagens violentas em sua rotina,de acordo com as respostas a um questionário que fazia parte da etapa inicial do estudo e que há o perigo dessa dessensibilizacão tornar o comportamento violento"naturalizado".
Fonte: Oxford Journals

Um comentário:

  1. Olá!!Boa tarde!!

    Ótimo post! Como mãe e ser humano me preocupo muito com a banalização da violência, que ocorre hoje!
    Os filmes que dão mais audiência são justamente os mais violentos!
    Com dois filhos me interesso por tudo que eles assistem.Meu filho que tem 9 anos é fã de videogame, mas não permito que jogue nada que contenha violência!
    Ele me perguntou:Porque, se ele sabia que não devia fazer isso na vida real.Eu respondi que se ele sabia disso, também não devia fazer no videogame!
    Adorei o blog! Sempre gostei muito de psicologia!
    Se puderes visite o meu blog,(tem um pouco de reflexão e cultura)será muito bem vinda!
    vivian-floreselivros.blogspot.com
    Atenciosamente

    ResponderExcluir