quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"O cérebro tem áreas específicas para diferentes tipos de prazer"..



Um estudo liderado pelo pesquisador Jean-Claude Dreher, do Centro de Neurociência Cognitiva ,em Lyon, na Franca,descobriu os primeiros indícios de que o cérebro tem áreas distintas para lidar com prazeres diferentes.
O córtex orbito-frontal,contém regiões distintas que respondem às recompensas secundárias como o dinheiro,e as recompensas primárias,como imagens eróticas.
Estes resultados, publicados no The Journal of Neuroscience ,abre novas perspectivas para a compreensão de determinadas patologias, tais como o vício do jogo, além de ajudar no estudo das redes neuronais envolvidas na motivacão e na aprendizagem.
Para testar a hipótese de que poderia haver uma dissociacão entre as chamadas "gratificacões primárias"(como alimentacão e sexo) e "recompensas secundárias"(como o poder e o dinheiro), Dreher e Guillaume Sescousse fizeram o seguinte experimento:
Um jogo que premiava18 voluntários com dinheiro ou imagens eróticas. Durante o jogo, a atividade cerebral dos voluntários foi monitorada através de um exame de ressonância magnética funcional.
O experimento mostrou que as recompensas são realmente avaliadas em regiões cerebrais parcialmente compartilhadas como a ínsula, estriato ventral, mesencéfalo e córtex cingulo anterior.
Entretanto,eles também confirmaram que há uma dissociacão entre recompensas primárias e secundárias no córtex orbito-frontal.
Sua região posterior (mais primitiva), é especificamente estimulada por imagens eróticas (uma recompensa primária), enquanto a sua região anterior (que é mais recente nohomem) é ativada pelo ganho monetário(uma recompensa secundária).
Estes resultados fornecemos primeiros indícios de uma dissociacão no cérebro entre os dois tipos de recompensa, sugerindo a existencia de regiões distintas correspondentes a diferentes gratificacões.
Segundo Dreher e Sescousse,a pesquisa podelevar a uma melhor compreensão de certos distúrbios psiquiátricos,incluindo o vício do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário