sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"Vacina bloqueia, em animais,o prazer da cocaína."


Cientistas financiados pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, testaram uma nova vacina em animais, que provou ser eficaz para combater o prazer causado pela droga.
Os pesquisadores, nos Estados Unidos, combinaram partes de um vírus de resfriado com partículas que imitam cocaína.
O resultado foi um composto que induz o sistema imunológico a combater o princípio ativo da droga antes que chegue ao cérebro, inibindo o prazer. Os pesquisadores usaram ratos como cobaias. Nesses animais, o efeito da vacina durou 13 semanas.
A expectativa dos pesquisadores é que a vacina seja eficaz para quem já é viciado e esteja tentando parar de utilizar a droga. "Os dados mostram que podemos proteger ratos dos efeitos da cocaína, e achamos que o mesmo procedimento pode ser promissor para tratar a dependência de cocaína em humanos", diz o líder da pesquisa, Ronald G. Crystal, da Faculdade de Medicina Weill Cornell.
Segundo o médico, atualmente não há vacinas contra nenhum tipo de dependência química nos Estados Unidos. Existem, no entanto, outras tentativas de criar uma vacina contra a cocaína, mas esta é a primeira vez que se consegue algo que não seja caro e com múltiplas aplicações, fazendo com que seja simples o caminho para o próximo passo: testar o remédio em humanos. Não há data para esta nova etapa.
"Se as pessoas usarem cocaína , a resposta imunológica vai destruir a droga antes que que ela alcance o centro do prazer no cérebro", diz Crystal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário