terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Há uma verdade científica no dito popular: Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira impressão."


Uma pesquisa envolvendo psicólogos do Canadá, Bélgica e Estados Unidos, sugerem que novas experiências que contradizem uma primeira impressão tornam-se ligadas ao contexto em que ocorreram.
Desta forma, as novas experiências influenciam as reações das pessoas somente nesse caso particular,ao passo que as primeiras impressões mantém seu domínio sobre todos os demais contextos.
Bentram Gawronski, da Universidade de Western Ontário,dá a seguinte explicação: "Imagine que você receba um novo colega de trabalho e a sua impressão inicial daquela pessoa não seja muito favorável. Algumas semanas depois, você encontra seu colega em uma festa e percebe que ele é na verdade um cara muito legal. Embora você saiba que a sua primeira impressão estava errada, sua reação ao novo colega, será influenciada pela sua nova experiência, apenas em contextos que sejam semelhantes ao da festa. No entanto, a sua primeira impressão continuará a dominar em todos os outros contextos".
Segundo a equipe,nosso cérebro armazena experiências que contestam nossa expectativa como excessões à regra, de tal forma que a regra é considerada válida,exceto para o contexto específico em que ela foi violada.
No exemplo anterior,a regra subconsciente criada em seu cérebro pela primeira impressão é que o seu novo colega não é grande coisa. Depois da festa,é como se o seu cérebro atualizasse a informação da seguinte forma: "o sujeito não é grande coisa,exceto em festas."
Segundo Gawronski, para essa informação ser alterada, "é necessário que a primeira impressão seja questionada em vários contextos diferentes. Nesse caso, as novas experiências ficarão descontextualizadas e a primeira impressão lentamente irá perdendo sua forca."

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