segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Pesquisa busca saber, cientificamente, o limite do uso de álcool no Brasil".


A Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, está realizando uma pesquisa com o objetivo de descobrir a menor concentração de álcool consumido pelo indivíduo, capaz de induzir efeitos clínicos e psicocomportamentais importantes.
Um dos objetivos do trabalho é orientar a reformulação de lei 11.705/08, que estabelece um limite mínimo de tolerância da concentração de álcool no sangue, já que, segundo eles, os limites adotados pela lei, "não possuem embasamento científico".
O estudo será realizado através de 400 pessoas, entre homens e mulheres, com Índice de Massa Corpórea (IMC), considerado normal e obesos, que foram divididos em 2 faixas etárias: entre 20, 40 e 60 anos.
"Os participantes ingerem álcool (cerveja, por ser bastante popular no Brasil), em condições controladas e nós fazemos coletas de sangue e urina para exames clínicos e também realizamos exames neurocomportamentais e psicotécnicos".
"Assim, vamos poder estabelecer qual é a menor concentração de etanol que leva um indivíduo a ter prejuízo cognitivo, como nos seus reflexos e na sua capacidade motora, por exemplo", explicou Arthur de Mello Prates, responsável pela pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário