quarta-feira, 19 de maio de 2010

"À ocorrência de depressão, em pacientes com demência de início precoce."


Foi publicado recentemente no International Journal of Geriatric Psychiatry, um estudo norueguês onde se procurava investigar a ocorrência de depressão em pacientes portadores de demência de início precoce(DIP) e com características de demência antes dos 65 anos de idade.
Foram incluídos nos estudos, 221 pacientes diagnosticados com demência antes dos 65 anos. Depressão nesses pacientes foi medida pela Escala de Depressão de Montgomery (MADRS). Medidas de cognição, de sintomas comportamentais e psicológicos e atividade de vida diária(AVD), juntamente a hipotiroidismo, diabetes e acidente vascular encefálico, foram incluídos na análise. Antecedentes pessoais de depressão, comorbidade psiquiátrica atual e uso de antidepressivos foram registrados.
A idade média dos pacientes foi igual a 58,6 anos; 50,6% da amostra era composta por pacientes femininos. Destas 123 pacientes (55,6%) apresentavam grau leve de depressão, 21 pacientes mostravam grau moderado de depressão e apenas 1 paciente apresentava grau grave de depressão.
Os pesquisadores concluíram que foi encontrada elevada ocorrência de sintomas depressivos em pacientes com demência de início precoce: 65,7% de todos os pacientes apresentavam algum grau de depressão. Antecedente pessoal de depressão foi o correlato mais importante de depressão nestes pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário