sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Meditação melhora o raciocínio em apenas 4 dias."


Uma nova pesquisa publicada na revista cientifica Consciousnem and Cognition, sugere que uma pequena pausa para a meditação pode fazer o mesmo efeito do "cafezinho" ou chimarrão que a maioria das pessoas tomam para "acordar" e fazer o cérebro funcionar melhor.
Embora várias pesquisas anteriores, utilizando neuroimagens cerebrais, tenham demonstrado que as técnicas de meditação podem promover mudanças significativas nas áreas do cérebro associadas com a concentração, é comum assumir que a meditação exige um treinamento contínuo e uma dedicação intensiva para alcançar esses efeitos.
Isso faz com que as pessoas desistam antes de começar. Apesar de todos quererem aumentar suas capacidades cognitivas, acredita-se que a meditação exige uma disciplina monástica ou o tempo e o dinheiro que a maioria das pessoas não dispõe.
Mas não é bem assim, demonstra esse estudo!
Estudando uma técnica de meditação conhecida como meditação da mente aberta, os cientistas descobriram que os participantes no treinamento de meditação apresentaram uma melhoria significativa nas suas habilidades cognitivas críticas depois de apenas 4 dias de treinamento, em sessões diárias de 20 minutos.
"Nos resultados dos testes comportamentais, nós estamos verificando algo, que é comparável aos resultados que foram documentados depois de treinamentos muito longos", disse Fadel Zeidan, coordenador da pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, EUA.
"Falando sinceramente, as melhorias profundas que nós verificamos depois de apenas 4 dias de treinamento de meditação são realmente surpreendentes", disse Zeidan. "Isso parece mostrar que a mente é , na verdade, muito fácil de mudar e facilmente influenciável, especialmente pela meditação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário