quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Efeitos sobre diferentes áreas de função cognitiva através do TEC, em pessoas com demência."


Pesquisadores londrinos publicaram no International Journal of Geriatric Psychiatry, um estudo em que avaliaram a Terapia de Estimulação Cognitiva (TEC) em um grupo de tratamento de 14 sessões, em um ensaio clínico, multicêntrico, unicego, randomizado e controlado. O estudo procurou focalizar nas sub-escalas do ADAS-COG (memória e novos aprendizados e linguagem) e comparar o desfecho da TEC como tratamento versus o grupo controle comum.
Há boas evidências que indicam que a TEC em grupo leva a benefícios cognitivos generalizados para pessoas com demência.
Houve diferenças significativas entre os grupos tratamento e controle em relação ao escore total. Não ocorreram alterações significativas na memória e na orientação ou praxias.
Os pesquisadores concluiram que a terapia de estimulação cognitiva possui efeitos particulares na promoção da função de linguagem, que tende a levar a benefícios generalizados. Isto pode ocorrer através de opiniões generalizantes e da criação de novas ligações semânticas através da categorização. Pesquisas futuras devem utilizar testes psicométricos mais sensíveis para avaliar estes efeitos em maior profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário