terça-feira, 4 de maio de 2010

"Atividade ao ar livre melhora a saúde mental em apenas cinco minutos."


Pesquisadores da Universidade de Essex, na Inglaterra, examinaram dados de 1250 pessoas em 10 estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre.
Os cientistas analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.
Segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Enviromental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.
De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem estar mental surgia em apenas 5 minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuaram aparentes, mas tinham menor magnitude.
Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio.
Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental, seriam as mais beneficiadas, pelas atividades ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário