sábado, 29 de maio de 2010

"a música colabora com as pessoas que tem Alzheimer."


Um estudo realizado na Universidade de Boston, concluiu que cantar para as pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer, ajuda na formação de novas memórias, uma das primeiras funções cerebrais que elas tendem a perder.
A pesquisa liderada por Brandon Ally, foi baseada na história de um paciente com Alzheimer, que conseguia se lembrar de notícias se elas fossem cantadas por sua filha, com a melodia de canções que ele conhecia.
A pesquisa consistia em dar a 13 pessoas com Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Metade deles recebeu as letras acompanhadas de melodias e metade só tinha as palavras faladas.
Os pacientes com Mal de Alzheimer foram capazes de reconhecer 40% das letras com música, mas apenas 28% das que foram só lidas. Os idosos saudáveis reconheceram 80% das letras, independente de terem sido cantadas ou faladas.
Segundo o pesquisador, para quem tem a doença, poucas coisas ajudam a aprendizagem de fatos novos.
"É muito legal que escutar letras cantadas ajude." Ele sugeriu que ensinar os pacientes como eles devem tomar seus remédios quando eles estão na fase inicial da demência pode ajuda-los a ter uma vida independente por mais tempo.
Não se sabe ainda, porque cantar ajuda, mas Ally diz que a música envolve áreas do cérebro, incluindo as regiões subcorticais, que normalmente são poupadas , até a pessoa atingir estágios mais avançados da doença. "A música também pode melhorar a atenção", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário