sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Algumas dicas para se comunicar com pessoas com Alzheimer."


Saber se comunicar com pessoas com Alzheimer em fases mais avançadas, é muito importante; vamos saber estimular e também manter contato com aquela pessoa que amamos.
Através do post do Alzheimer's Reading Room podemos aprender algumas dicas:
1) Faça contato visual: sempre ao aborda-la cara a cara, faça contato visual. Use o seu nome, se for necessário. É vital que eles realmente vejam você e que a atenção esteja focada em você. Sempre o aborde de frente, se aproximar e falar do lado ou atrás, pode assusta-los.
2) Fique em seu nível: a cabeça dele deve estar deve estar no mesmo nível da sua cabeça . Flexione os joelhos ou sente-se para chegar a este nível. Não passe o braço sobre eles, isso pode ser assustador e intimidante. Eles não podem se concentrar em você, caso esteja focado em seu medo.
3) Diga a ele o que você vai fazer, antes de fazê-lo: especialmente se você está indo toca-lo. Ele precisa saber o que vem primeiro, para que não pense que você está agarrando-o.
4) Fale com calma: Sempre fale de uma forma calma, com um tom otimista de voz, mesmo se você não se sentir assim. Se você está agitado ou irritado, ele pode se espelhar.
5) Fale devagar: falar menos da metade da sua velocidade normal, quando falar com eles. Tome uma respiração em cada frase.
6) Falar em frases curtas: falar em frases curtas e diretas, com apenas uma idéia por frase. Normalmente ele só pode se concentrar em apenas uma idéia em um momento. Só uma pergunta de cada vez. Deixe-o responder antes de fazer outra pergunta. Você pode perguntar quem, o que, onde e quando, mas não pode perguntar por que. Porque é muito complicado. Ele pode tentar responder e ficar frustrado.
7) Não diga para "se lembrar": muitas vezes ele não é capaz de fazê-lo, e você está apenas apontando os seus defeitos. Isso é um insulto, e pode causar raiva e/ou constrangimento.
8) Use frases diretas, positivas e inclusivas. Por exemplo, dizer: "vamos aqui", em vez de "não vamos aqui". Ser inclusivo e não falando baixo, como se fosse uma criança. Respeitar sempre o fato de que ele é um adulto, e trata-lo como tal.
9) Não discuta com eles. Isso não leva a lugar nenhum. Em vez disso, valide seus sentimentos, dizendo: "Eu vejo que você está irritado( triste, chateado etc...). Essa postura permite que ele saiba que não está sozinho. Depois redireciona-lo para outro pensamento. Por exemplo: "parece que você sempre esteve muito com sua mãe(marido, pai etc...). Você a ama muito, não é? Diga-me sobre o tempo... Então pergunte uma de suas histórias favoritas sobre essa pessoa.
Dicas como essas de comunicação podem ajudar muito a ter e trazer mais qualidade de vida em um contexto com pessoas com Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário