sábado, 5 de setembro de 2009

O que gera o Parkinson?


Uma pesquisa publicada na revista especializada Neuron (http://www.neuron.org/), faz uma analogia entre como se comportam as células na parte responsável pelo movimento em pacientes com Parkinson: "é como uma orquestra que toca uma única nota por vez."
O trabalho realizado no laboratório do brasileiro Miguel Nicolelis, na Universidade de Duke, nos E.U.A., pelo português Rui Costa, mostra que uma alteração na liberação do neurotransmissor dopamina, faz com que camundongos parem de se movimentar exatamente como fazem os doentes humanos.
O Mal de Parkinson, é o resultado da perda de neurônios que produzem a dopamina, que é o composto químico que está ligado aos movimentos, equilíbrio, motivação e prazer.
Os cientistas de Duke, descobriram que além da falta de dopamina, a redução e lentidão dos movimentos (sintomas típicos do Parkinson), são também causados por um outro problema.
No córtex motor, o composto é liberado de uma só vez, num vagalhão, ao invés de uma forma coordenada. Isso impede o cérebro de direcionar o movimento de forma correta. "O diálogo entre as células está alterado", explica Costa. "É como se todo mundo falasse ao mesmo tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário