A discalculia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que afeta a aquisição de habilidades relacionadas à aritmética. Evidências genéticas, neurobiológicas e epidemiológicas indicam que, a exemplo do que ocorre com outros transtornos específicos da aprendizagem, a Discalculia está associada a alterações em regiões cerebrais específicas.
O termo proposto por Dehaene (1997), "senso numérico", diz respeito, a habilidades numéricas básicas que se encontram comprometidas em indivíduos com Discalculia. Ela pode envolver alterações de memória operacional e linguagem.
Este transtorno frequentemente coexiste com outros como a Dislexia (transtorno da Leitura), atraso no desenvolvimento da Linguagem e Transtorno de Deficit de Atenção e hiperatividade (TDAH), sendo que a Discalculia "pura", é encontrada apenas em 1/3 dos casos.
Por isso o diagnóstico diferencial correto é muito importante!
O termo proposto por Dehaene (1997), "senso numérico", diz respeito, a habilidades numéricas básicas que se encontram comprometidas em indivíduos com Discalculia. Ela pode envolver alterações de memória operacional e linguagem.
Este transtorno frequentemente coexiste com outros como a Dislexia (transtorno da Leitura), atraso no desenvolvimento da Linguagem e Transtorno de Deficit de Atenção e hiperatividade (TDAH), sendo que a Discalculia "pura", é encontrada apenas em 1/3 dos casos.
Por isso o diagnóstico diferencial correto é muito importante!
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