segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Maus tratos na infância alteram gen no cérebro"


Que os maus-tratos na infância podem conduzir a problemas psicológicos, como o aumento do risco de depressão e até suicídio, já era um fato observado.
O fato novo, é o que os investigadores da Mcgill University, no Canadá, liderados por Michael meaney, que analisaram o cérebro de 24 vítimas de suicídio, das quais 12 tinham sofrido maus-tratos na infância (que incluiam maus-tratos físicos, abandono e abuso sexual), e 12 não tinham historia de terem sido maltratadas.
Eles descobriram que as vítimas de maus-tratos tinham níveis menores do gen NR3C1 que está envolvido na resposta ao stress. Essas alterações já haviam sido encontradas anteriormente em ratos e outros animais que haviam sofrido abandono ou abuso.
Este estudo foi publicado na "Nature Neuroscience", e poderá ajudar a explicar porque é que as crianças que são maltratadas na infância, que sofrem abusos sexuais ou negligência poderão desenvolver depressões e mesmo cometer suicídio. Por outro lado, poderão também contribuir para o desenvolvimento de tratamentos que ajudem as vítimas a ultrapassar estes problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário