terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Envelhecer não implica necessariamente perder função cognitiva"


Um novo estudo publicado pela Neurology, realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco, revelou que características e hábitos de vida e cuidados com a saúde estam fortemente associados à manutenção das capacidades intelectuais de idosos.Pesquisando 2.500 pessoas com idade entre 70 e 79 anos, por 8 anos seguidos, observaram que 30% dos participantes não apresentaram mudanças em seu desempenho cognitivo ao longo dos anos. Os pesquisadores examinaram então, quais fatores diferenciaram as pessoas que mantinham as habilidades cognitivas das que perderam algumas habilidades.Idosos que se exercitam pelo menos 1 vez por semana, possuem no mínimo ensino médio completo, um bom nível de instrução, não fumam e levam uma vida social ativa, são mais propensos a manter a função cognitiva na velhice.

2 comentários:

  1. Olá Maria Silva, gostaria muito de saber onde está este estudo. Faço algumas pesquisas na área e gostaria muito de ler este artigo na íntegra, se possível.
    Você tem esta informação, por favor?
    Meu e-mail é geisonstein@gmail.com

    Grande e forte abraço. E muito obrigado por postar esta informação.

    Geison Stein.

    ResponderExcluir
  2. Oi Geison, este estudo saiu na revista Neurology no dia 9 de junho de 2009, e a autora é Alexandra Fiocco, Phd, da University of California, San Francisco.
    Espero que com estes dados voce consiga encontra-lo na íntegra.
    Obrigada pelo contato!
    Maria Silvia

    ResponderExcluir