sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A maconha e o cérebro.


Será que o uso da maconha é tão inócuo à saúde quanto pensam alguns adolescentes?
O principal principio ativo da maconha é o THC. Os efeitos à curto prazo incluem problemas com a memória e aprendizagem, percepções distorcidas, dificuldade em pensar e resolver problemas, perda de coordenação motora, aumento da frequencia cardíaca, ansiedade, podendo chegar a ataques de pânico.
Nos últimos anos, pesquisadores (Pope,2001; Solowy,2002), tem buscado elucidar quais são os efeitos neuropsicológicos decorrentes do uso pesado ou prolongado da maconha.
Alguns pesquisadores identificaram que o THC modifica a maneira pela qual as informações são processadas no hipocampo.
O hipocampo é uma estrutura do sistema límbico cerebral, crucial para o funcionamento normal de funções como a memória, aprendizagem, além das experiências sensórias com a emoção e o comportamento. A ativação dos neurônios do hipocampo pode ser diminuída pelo THC, esta área que é responsável pelo processamento de informação pode ser alterada dependendo da frequencia e intensidade do uso da maconha.
Grant I, Gonzales R. et al publicaram uma revisão sistemática em 2003 sobre os efeitos neurocognitivos residuais, não agudos do uso da maconha. Encontraram que parece existir um decrescimo na habilidade de aprender e lembrar de novas informações, nos usuários crônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário