segunda-feira, 18 de abril de 2011

"A música na reabilitacão cognitiva."


Durante todo o desenvolvimento,o ser humano é exposto a músicas e algumas delas remetem a experiências que, dependendo do carater,trazem a tona emocões positivas ou negativas.

Com relacão ao conhecimento neurofisiológico,sabe-se que a música é "processada"por diferentes regiões do cérebro e que a memória responsável pelo armazanamento dessa informacão é formada bem antes de outras,como a da linguagem.

Um artigo veiculado no New York Times (the songs they can't forget) relata que na Doenca de Alzheimer (DA),bem como em outras condicões como o Parkinson e o AVC,a música tem sido utilizada em terapia por profissionais de reabilitacão para atingir melhoria dos aspectos motores e até dos cognitivos.

Sabe-se que na DA, como as habilidades são perdidas na ordem contrária do que foram adquiridas, a memória musical pode ser estimulada até em fases mais avancadas da doenca. Junto a esses clientes a música tem sido usada em atividades como o tocar ritmado de instrumentos e cantar e se movimentar. A música pode ainda ser usada nos pacientes com distúrbios de comportamento como a perambulacão,para acalmar o paciente e "dar sentido"ao movimento.

No entanto,não é qualquer música que deve ser utilizada. O primeiro passo é pesquisar músicas significativas ou que eram populares nas diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescencia etc...). Depois desse levantamento diversas atividades podem ser propostas. Estas podem ser usadas por profissionais habilitados ou sob supervisão destes, garantindo que a música será usada como recurso terapêutico e trará benefícios para o paciente e sua família.

Um comentário:

  1. Adoro seus textos, accompanho direto! Queria só indicar aqueles ícones de compartilhamento para que a gente possa ajudar a divulgar!
    Abraço!

    ResponderExcluir