Karen Page Winterich ( Universidade do estado da Pensilvânia) e Kelly L. Haus (Universidade do Texas), concluíram que as pessoas felizes são mais propensas a comer doces, enquanto as pessoas esperançosas escolhem mais frutas.
Mas por que ter esperança leva a decisões mais saudáveis, ao menos quando se trata de dieta?
Para as pesquisadoras, porque quando as pessoas sentem esperança, elas estão pensando sobre o futuro.
"A maioria de nós está consciente que frequentemente caímos vítimas do comer emocional, mas como é que podemos escolher salgadinhos pouco saudáveis quando estamos nos sentindo bem? discutem as pesquisadoras.
As cientistas queriam entender a relação complicada entre emoções positivas e consumo de alimentos, já que pesquisas anteriores haviam estabelecido uma conexão entre a tristeza e a má alimentação.
"Nós demonstramos a importância do aspecto temporal no qual as emoções positivas se focam e descobrimos que as emoções positivas com foco no futuro diminuem o consumo de alimentos pouco saudáveis no presente", escreveram elas.
Para entender porque alguém que está se sentindo bem seria mais propenso a escolher uma barra de chocolate e deixar de lado uma fruta, as cientistas abordaram a diferença entre os sentimentos positivos que surgem quando pensamos no passado ou no presente ( orgulho e felicidade) e a esperança, que é uma emoção mais orientada para o futuro.
Ao analisar todos os resultados dos estudos, as pesquisadoras concluíram que a combinação de positividade e foco no futuro melhora o auto-controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário