sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Meditação melhora rendimento escolar."


A conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos, entre estudantes com baixo rendimento em leitura e matemática, é que a técnica de meditação transcendental pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o desempenho de estudantes nestas duas disciplinas.

"Os resultados dão apoio a uma tendência recente na educação de focar no desenvolvimento corpo/mente do aluno para melhoria do desempenho escolar", afirma o Dr. Ronald Zigler, da Universidade da Pensilvânia, coautor do estudo.

Durante o período de um ano de meditação transcendental, 41% dos alunos que meditaram apresentaram um ganho de pelo menos um nível de desempenho em matemática- o que exige um aumento considerável das notas- em comparação com 15% dos alunos de controle, que fizeram práticas não-meditativas.

Entre os alunos com os níveis mais baixos de desempenho escolar-"abaixo do básico" e "muito abaixo do básico"- os alunos que fizeram meditação apresentaram uma melhora significativa no desempenho escolar geral em relação aos alunos usados como controle, que apresentaram um pequeno ganho.

Os cientistas relataram que os alunos ficaram mais calmos, mais felizes e menos hiperativos, e com uma maior capacidade para se concentrar no trabalho escolar.

Em termos de ambiente escolar, os professores relataram menos brigas entre os alunos, menor uso de linguagem abusiva e, de modo geral, uma atmosfera mais calma e relaxada desde a implementação do programa.

A meditação transcendental foi ensinada aos estudantes no contexto de um programa chamado Hora Tranquila, em que os alunos escolhem voluntariamente uma "atividade sossegada" da qual querem participar.

Para fazer a pesquisa os cientistas compararam o desempenho escolar dos estudantes que entraram no programa de meditação transcendental com o desempenho de estudantes que escolheram simplesmente ficar em uma sala de olhos fechados.

A prática do programa ensinado na escola é voltado para a redução do stress, e não implica em qualquer mudança de crenças, valores, religião ou estilo de vida.

Em comparação com o descansos de olhos fechados, a pesquisa constatou que a prática da meditação transcendental é marcada por uma diminuição da ativação do Sistema Nervoso Autônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário