Um estudo feito por pesquisadores da Universidade MIT e Harward, mostra que as impressões táteis podem influenciar os nossos pensamentos e nossas decisões.
"Nossa compreensão do mundo e do nosso ambiente social não é apenas um produto de nossas mentes. É um produto de nossos corpos também", explica o professor Joshua Ackerman, coordenador do estudo.
As conclusões foram tiradas de 6 experimentos diferentes, que mostram uma ampla variedade de modos por meio dos quais as sensações táteis podem afetar a tomada de decisão.
De julgamentos feitos no ambiente de trabalho até decisões sobre investimentos financeiros, "a informação tátil exerce uma influência muito ampla sobre a cognição, de uma forma da qual frequentemente não estamos conscientes", escrevem eles em seu artigo.
No primeiro teste, o da prancheta, os cientistas pediram a 54 pessoas que examinassem o currículo de um candidato a uma vaga de emprego. O currículo era colocado ora sobre uma prancheta leve, ora sobre uma prancheta pesada.
As pessoas que usaram as pranchetas pesadas viram o candidato como possuidor de um "interesse mais sério", na vaga de emprego do que aqueles cujos currículos estavam em pranchetas leves.
"As primeiras impressões são susceptíveis de serem influenciadas pelo ambiente tátil', escrevem os autores. Ackerman acrescenta: É um resultado surpreendente porque é muito simples".
Outro teste foi o chamado teste da poltrona. Eles pediram que 86 pessoas apresentassem duas propostas hipotéticas para comprar um carro, partindo de um preço de 16.500 dólares, com a segunda oferta feita no pressuposto de que a primeira tinha sido rejeitada.
A segunda oferta dos participantes que se sentaram em cadeiras almofadadas e macias foram 39% mais altas do que as feitas pelos participantes sentados em cadeiras duras.
Os autores acreditam que suas descobertas podem ter aplicações práticas no mundo dos negócios.
Entender como o ambiente influencia as percepções táteis pode ser relevante em qualquer situação onde você está tentando apresentar uma informação sobre si mesmo, ou onde uma pessoa está tentando influenciar os outros, diz Ackerman.
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