sábado, 26 de junho de 2010

"Mau colesterol deteriora a mente."


Pessoas expostas a altos níveis de colesterol LDL durante muitos anos, tem mais risco de apresentar deterioração cognitiva leve: perda de memória, da atenção, alteração da linguagem e e do estado de ânimo, como sugere um estudo espanhol publicado no "The American Journal of Medicine".
"Tudo que faz mal ao coração também o faz para o cérebro", explica Pedro Mata, um dos participantes da investigação.
Como indicam os autores , existe uma relação positiva entre os níveis elevados de colesterol LDL das pessoas com o citado transtorno genético e a deterioração cognitiva leve, que é uma fase prévia da Doença de Alzheimer.
Durante cinco anos, os especialistas estudaram 47 pacientes com hipercolesterolemia familiar e 70 pessoas sãs (grupo controle). Todos eram maiores de 50 anos e não apresentavam outros transtornos de risco vascular, como diabetes e hipertensão.
Foi visto que aqueles que apresentam a enfermidade genética, além do conhecido impacto vascular foram mais propensos a desenvolver uma deterioração cognitiva (21,3% mostrou indícios destas anomalias mentais, frente a 2,9% do grupo controle.)
"É certo que partimos de uma amostra muito pequena e é necessário que os resultados sejam reaplicados, mas os dados são impressionantes e indicam um risco sete vezes maior", reconhece Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário