terça-feira, 29 de junho de 2010

"Menino autista estabelece comunicação através do computador".


O britânico Jamie Ponsonby não consegue falar e durante anos permanecem preso em seu próprio mundo. Sua família, porém, o ensinou a usar o teclado do computador à partir dos 9 anos de idade e hoje em dia o garoto de 13 anos, que sofre de autismo, consegue não apenas se expressar como também escrever poemas.
"Nós não tínhamos idéia de que havia uma pessoa lá dentro que sabia tudo", diz a mãe.
"Por meio da digitação nós descobrimos que ele sabe todo tipo de coisa. Ele está totalmente ciente de tudo, seu senso de humor está totalmente ali. Ele tem uma poesia linda, seus sentimentos e emoções são todos perfeitamente normais e acima da média para sua idade", explica Serena a mãe de Jamie.
O diretor de pesquisas da entidade beneficente Research Autism, Richard Mills, disse que os casos como o de Jamie são relativamente raros. Ele disse que a técnica usada pelos pais de Jamie para ajuda-lo a se comunicar - conhecida como comunicação facilitada- apesar de polêmica, tem mostrado bons resultados.
A comunicação facilitada consiste em apoiar a mão, o pulso ou o braço de uma pessoa com deficiência comunicativa, enquanto esta usa um teclado ou outro aparelho para formar frases.
"Nós sabemos que pessoas com autismo muitas vezes precisam de muito tempo de processamento. Eles precisam que as coisas sejam visuais, então palavras digitadas em um teclado tendem a funcionar melhor (do que outras formas de comunicação, como o uso da fala por exemplo)".
A mãe relata que após ler um livro sobre alguém que achava mais fácil digitar, apesar dela saber falar, achou que poderia ser um caminho diferente. "Começamos a estimula-lo digitar as palavras que ele sabia usar com sinais e fizemos progressos bem, bem lentos. Nós muitas vezes pensamos em desistir"
"Depois de alguns anos ele começou a ler placas e vimos que ele conseguia ler. Começamos a fazer perguntas e ele digitava todo tipo de coisa que nem sabíamos que ele conhecia", disse Serena.
Apesar do sucesso descrito pela família, a técnica da comunicação facilitada é citada por cientistas que questionam o grau de interferência dos responsáveis no momento de comunicação pelo teclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário