domingo, 31 de outubro de 2010

"O sol ajuda a proteger os neurônios."


Pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, descobriram que a ausência de vitamina D no organismo pode comprometer funções cognitivas. Embora seja mais conhecida por promover saúde dos ossos e regular os níveis de cálcio, a vitamina desativa enzimas cerebrais que participam da síntese de neurotransmissores e do crescimento neuronal. Com essas descobertas, pesquisadores esperam que no futuro a vitamina ajude no tratamento de pacientes com Alzheimer.
"Sabemos que há receptores de vitamina D espalhados por todo Sistema Nervoso Central e hipocampo. Além disso ela ativa e desativa as enzimas do cérebro e no fluído cerebroespinal envolvidas na síntese de neurotransmissores e no crescimento dos nervos", explicou o pesquisador Robert J. Przybelski. O estudo em animais e em laboratórios sugerem que a substância pode proteger os neurônios e reduzir a inflamação.
Dois novos estudo revelam mais novidades sobre o assunto. O primeiro é conduzido pelo neurocientista David Llewellyn, da Universidade de Cambridge, e o segundo por cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra.
Pelo fato de o comprometimento cognitivo ser, em geral, precursor da demência e do Alzheimer, a vitamina D é tema em constante discussão entre os cientistas que tentam responder a essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário