segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Estudo demonstra que a Ioga é eficaz contra a fibromialgia."


Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, e que foi publicada na Revista Pain, conclui que exercícios de ioga combatem a fibromialgia.( uma desordem médica caracterizada por uma dor crônica generalizada.)
"Pesquisas anteriores sugerem que o tratamento mais bem-sucedidos para a fibromialgia envolve uma combinação de medicamentos, exercícios físicos e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento", explica o Dr. Jones Carson. "Aqui, nós nos voltamos especificamente para a ioga para determinar se ela deve ser considerada como um tratamento e em que medida ela pode ser bem sucedidas".
No estudo os pesquisadores acompanharam 53 mulheres previamente diagnosticadas com fibromialgia.
As mulheres foram divididas aleatóriamente em 2 grupos. O primeiro grupo participou de um programa de ioga de 8 semanas, que incluía posições suaves, meditação, exercícios respiratórios e discussões em grupo. O segundo grupo- o grupo controle- recebeu a medicação padrão usada nos tratamentos de fibromialgia.
A comparação dos dados dos 2 grupos revelou que a ioga ajuda a combater vários sintomas da fibromialgia mais graves, incluindo dor, fadiga, rigidez, problemas de sono, depressão, memória fraca, ansiedade e falta de equilíbrio.
"Uma provável razão para o aparente sucesso dessa terapia foi o forte empenho demonstrado pelas participantes. Não apenas a presença na aula foi boa, como também a vontade de praticar ioga em casa", acrescenta Carson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário