sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"Estudo correlaciona depressão ao ganho de peso mais rápido".


Um estudo publicado no American Journal of Public Health, demonstra que a depressão pode fazer mais do que angústia mental. Ela tem influência no desenvolvimento da obesidade, principalmente com o acumulo de gordura na região abdominal. Em função disso, de acordo com pesquisadores da Universidade de Alabama, o tratamento da depressão pode ajudar a controlar a obesidade.
Avaliando-se dados de mais de 4 mil adultos, colhidos em 5 ocasiões (início do estudo, e após 5, 10, 15 e 20 anos), os especialistas observaram que aqueles que relatavam altos níveis de depressão tinham um aumento mais rápido da obesidade abdominal e da obesidade total (IMC), comparados aos participantes com menos sintomas depressivos. Além disso, já no quinto ano de estudo, a circunferência da cintura dos deprimidos era muito maior do que dos outros participantes. Entretanto, de acordo com os autores, o excesso de peso no início da pesquisa pareceu não alterar os riscos de depressão.
"Descobrimos que todos ganharam peso no período de 15 anos que examinamos. No entanto, as pessoas que iniciaram relatando altos níveis de depressão, aumentaram em obesidade abdominal e índice de massa corporal em uma taxa mais rápida do que aqueles que relatavam menos sintomas de depressão no quinto ano", concluíram os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário