A transmissão social de dados, vem acontecendo há milhares de anos, e o advento das tecnologias sociais, como mensagem de texto, Orkut e outros sites de mídia social só tornou esse compartilhamento mais rápido e mais fácil.
Mas por que determinados conteúdos são mais compartilhados do que outros, e o que leva as pessoas a compartilhar?
Segundo Jonah Berger, autor de um novo estudo publicado na revista Psychological Science, a partilha de histórias ou informações pode ser impulsionado em parte pela excitação.
Quando as pessoas estão fisiologicamente estimuladas, quer devido a estímulos emocionais ou quaisquer outros, o Sistema Nervoso Autônomo é ativado, aumentando a conexão social.
"Em um trabalho anterior verificamos que as emoções desempenham um grande papel para que os artigos do New York Times cheguem à lista dos mais enviados por e-mail.
Mas curiosamente , descobrimos que, enquanto os artigos que evocam emoções mais positivas, são geralmente mais virais, algumas emoções negativas, como ansiedade e raiva, na verdade aumentam a probabilidade de transmissão, enquanto outras emoções, como a tristeza, diminuem essa probabilidade.
"Ao tentar entender o porque disso, concluímos que a excitação pode ser um fator fundamental", diz Berger, que é pesquisador na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
No estudo, Berger sugere que as pessoas que estão se sentindo com medo ou com raiva ou, por outro lado, divertindo-se, lideram o processo de compartilhamento de notícias e informações.
Esses tipos de emoções são caracterizados por alta excitação e ação, ao contrário de emoção como tristeza ou contentamento, que são caracterizados por baixa estimulação ou inação.
Berger está especialmente interessado em como a transmissão social faz com que determinados conteúdos on-line tornem-se virais.
"Há muito interesse no Facebook, Twitter e outros tipos ou meios de comunicação social de hoje", diz ele, "mas para as empresas e organizações usarem estas tecnologias de forma eficaz, elas precisam entender por que as pessoas falam a respeito e compartilham determinadas coisas".
Berger afirma que as implicações deste estudo são bastante amplas.
"O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelos que os outros dizem ou fazem. Se você é uma empresa que está tentando levar as pessoas a falar mais sobre sua marca, ou uma organização de saúde pública tentando levar as pessoas a espalhar a sua mensagem sobre alimentação saudável, estes resultados fornecem indícios de como projetar mensagens e estratégias de comunicação mais eficazes", conclui o pesquisador.
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