terça-feira, 19 de julho de 2011

"O desempenho em provas é favorecido, se você escrever sobre suas angústias."



Dois artigos publicados na revista Science, sugerem que para algumas pessoas que têm mais dificuldade em armazenar novas informações e costumam ficar muito nervosas em avaliações escolares, estudar fazendo resumos do conteúdo lido ou ouvido e, pouco antes da prova, escrever a respeito das causas de sua angústia são técnicas que podem acelerar a aprendizagem e acalmar a ansiedade.

Em um dos estudos, psicólogos da Universidade de Chicago, solicitaram que os universitários escrevessem por dez minutos sobre suas idéias e angústias antes de realizar um teste. Os cientistas comprovaram que os estudantes que passaram por esse processo obtiveram melhores resultados no exame. Os pesquisadores acreditam que a técnica, bastante simples, pode ser usada para lidar com situações de pressão que exijam respostas mentais rápidas.

Na segunda pesquisa, psicólogos da Universidade Purdue, em Indiana, orientaram universitários a ler pequenos textos de ciências e, em seguida, escrever por 20 minutos, sobre o conteúdo aprendido. Os voluntários foram convidados a realizar uma prova uma semana depois. Observou-se que o desempenho deles foi 50% melhor que aqueles que haviam estudado escrevendo esquemas, método que relaciona palavras e conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário