terça-feira, 29 de março de 2011

"A região do cérebro ativada pela dor física e dor da rejeicão,é a mesma."


Experiências intensas de rejeição social, ativam as mesmas áreas no cérebro que atuam na resposta a experiências sensoriais dolorosas.

"Os resultados dão novo sentido à idéia de que a rejeição social "machuca" disse Ethan Kross, da Universidade de Michigan,que coordenou a pesquisa.

Estudos anteriores indicaram que as mesmas regiões no cérebro apoiam os sentimentos emocionalmente estressantes que acompanham a experiência tanto da dor física como da rejeição social.

A nova pesquisa destaca que há uma interrelacão neural entre esses dois tipos de experiências em áreas do cérebro,uma parte comum que se torna ativa quando uma pessoa se torna ativa quando uma pessoa experimenta sensações dolorosas, físicas ou não. Kross e colegas identificaram essas regiões: o córtex somatossensorial e a ínsula dorsal posterior.

O estudo foi realizado com 40 voluntários que haviam passado por um fim inesperado de relacionamento amoroso nos últimos seis meses e que disseram se sentir rejeitados por causa do ocorrido.

Cada participante completou duas tarefas, uma relacionada à sensação de rejeição e outra como resposta a dor física, enquanto tinham seus cérebros examinados por ressonância magnética funcional.

"Verificamos que fortes sensações induzidas de rejeição social, ativam as mesmas regiões cerebrais envolvidas com a sensação de dor física, áreas que são raramente ativadas em estudos de neuroimagem de emoções", disse Kron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário