terça-feira, 1 de março de 2011

"Aptidão musical pode ter uma base genética."


Uma pesquisa feita na Universidade de Helsinki (Finlândia),estudou a base biológica da música nos seres humanos.
O estudo reuniu 437 indivíduos de 8 a 93 anos, membros de 31 famílias finlandesas.Os participantes foram selecionados de acordo com suas habilidades e conhecimentos de música, sendo profissionais,amadores ou não tendo nenhuma educação musical. Essas pessoas tiveram seus hábitos de escutar música definidos como ativos (ouvir música prestando atenção a ela e ir a shows)ou passivos (ouvir música como fundo,para outra atividade).Eles também foram testados quanto a aptidão musical através de testes e tiveram amostras de DNA recolhidas.
Os resultados mostram que as pessoas que receberam educação musical,tiveram notas mais altas nos testes,e mostraram ser mais musicalmente criativas e passaram mais tempo escutando música ativamente.Pesquisas recentes tiveram resultados que estão de acordo com os resultados pelos pesquisadores finlandeses. Estudos genéticos mostraram que famílias tendem a "agrupar"
talentos ou incapacidades relacionadas a arte,como surdez para tons ou ouvidos absoluto.
A pesquisa sugere uma relação entre aptidão musical e a presença de gene AVPR1A,que está associado ao comportamento humano e de outras espécies.Ele afeta a comunicação social e ligações emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário