segunda-feira, 14 de março de 2011

"Neurônios perdidos pela Doença de Alzheimer, estão sendo gerados por células tronco."


Pela primeira vez, cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiram transformar células tronco embrionária humana, em um tipo de neurônio que morre logo no início da Doença de Alzheimer.
A morte desse neurônio específico é uma das principais causas da perda de memória associadas à doença.
Esses neurônios críticos chamados neurônios colinérgicos do prosencéfalo basal, ajudam o hipocampo a recuperar as memórias.
Agora que aprenderam a reproduzir as células, os cientistas poderão estuda-las em cultura de tecidos e descobrir uma forma de impedir que morram.
"Esta técnica de produzir neurônios permite o cultivo em laboratório de um número quase infinito dessas células, permitindo que os cientistas estudem porque essa população de células específicas morre na Doença de Alzheimer", afirmou Christopher Bissonnette, um dos coordenadores da pesquisa.
Os neurônios recém-produzidos funcionaram exatamente como os originais depois de serem transplantados para o hipocampo de camundongos.
Os neurônios produziram axônios, ou fibras de conexão para o hipocampo recuperar as memórias de outras partes do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário