terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Exercícios físicos mantém o corpo e a memória em forma."



A conclusão de um estudo que será publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, é de que exercícios físicos aeróbicos podem diminuir a perda de memória em idosos e prevenir o declínio cognitivo associado com o envelhecimento.
O estudo foi realizado na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos EUA, e coordenado por Arthur Kramer, verificou que um ano de exercícios físicos moderados foi capaz de aumentar o tamanho do hipocampo em adultos mais velhos, levando a uma melhoria na memória espacial.
Estudos anteriores demonstram que o hipocampo diminui com a idade, o que afeta a memória e aumenta o risco de demência.
O estudo foi realizado através de exames em cérebros de 60 adultos saudáveis com idade entre 55 e 80 anos, durante e após o período de 1 ano de exercícios.
Os pesquisadores observaram que os participantes que caminharam por 40 minutos, 3 vezes por semana, tiveram um aumento de em média 2,2% no volume do hipocampo esquerdo e de 1,97% no direito.
O grupo que praticou apenas exercícios de alongamento tevediminuição média de 1,40% no hipocampo esquerdo e 1,43% no direito durante o período.
Foram aplicados testes de memória espacial, antes, com 6 meses, e após 1 ano do período observado.
"Os resultados do estudo são particularmente interessantes por indicarem que mesmo pequena quantidade de exercícios em adultos mais velhos e sedentários podem levar a melhora substancial na memória e na saúde cerebral", disse Kramer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário