sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Ansiedade normal e patológica".


A ansiedade é uma reação normal e até desejável,pois ajuda o ser humano a superar perigos e ameaças, por exemplo. Entretanto, tão importante quanto ter ansiedade, é o retorno ao estado normal após o fato que a desencadeou passar.
As pessoas que tem dificuldade em "desligar"o estado de ansiedade pode desenvolver distúrbios de ansiedade, stress pós traumático e depressão.
A pesquisa realizada por Alon Chen e seus colaboradores, no departamento de Neurobiologia do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, teve como objetivo, entender como o organismo humano responde a estados de stress agudo.
Eles enfocaram o estudo nas famílias de proteínas que tem um papel importante para regular o mecanismo de stress. Uma delas é a molécula, CRF que é conhecida por iniciar uma sequência de eventos que ocorrem quando uma pessoa se sente pressionada.
A pesquisa identificou a presença de 3 proteínas,denominadas urocortina 1,2 e 3, que atuam no "desligamento"da resposta ao stress.
Na pesquisa os cientistas geraram camundongos geneticamente modificados para que não produzissem as 3 urocortinas, e usaram outro grupo controle, de animais normais.
Ao serem submetidos a situações stressantes, os dois grupos agiram de modo semelhante.
As diferenças foram percebidas 24horas depois, quando o grupo controle, havia voltado ao estado normal,mas o outro ainda estavam com os mesmos níveis de ansiedade observados logo após o episódio estressante.
Chen e seus colegas, analisaram os dois grupos de camundongos, para níveis de expressão de genes com papel conhecido na resposta ao stress e perceberam que os níveis de expressão genético, permaneceram constantes durante e apóso stress nos animais geneticamente modificados. Os padrões se alteraram consideravelmente no grupo controle.
Segundo os cientistas, o motivo é que no primeiro grupo o sistema urocortina não pode ser ativado, impedindo os animais de retornarem ao estado normal.
"Os resultados implicam que o sistema urocortina tem um papel central na regulação das respostas ao stress.Isso poderá ter implicações para o estudo de distúrbios de ansiedade, depressão e anorexia", disse Chen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário